sexta-feira, 11 de junho de 2010

Análise ao F.C. Porto

Tal como um anónimo pediu, irei análisar o plantel deste clube. Relembro que é uma análise de alguem joveme sem qualquer tipo de curso. Se tiverem opiniões diferentes estamos aqui todos para debater :D
Plantel 2010/2011

Helton; Beto; Nuno; Fucile; Sapunaru; Miguel Lopes; Bruno Alves; Rolando; Maicon; Nuno André Coelho; Álvaro Pereira; David Addy; Fernando; Raúl Meireles; Rubén Micael; Tomás Costa; Guarín; Valeri; Belluschi; Hulk; Varela; Cristián Rodríguez; Mariano; Orlando Sá; Falcao; Farías;

  • Entradas: Sereno; Castro; Ukra;

  • Saídas (minha opinião):
Miguel Lopes-empréstimo
Bruno Alves
Nuno André Coelho- empréstimo
David Addy- empréstimo
Raúl Meireles
Tomás Costa
Mariano
Orlando Sá-empréstimo
Farías

  • Análise aos sectores:

  1. Na baliza os 3 guarda-redes dão segurança, se bem que o Helton às vezes tenha distracções. Talvez seja altura de o Beto começar a ter mais rodagem na baliza.

  2. Nas laterais deveria-se emprestar o Miguel Lopes eo Addy para terem mais experiência e voltarem dentrode 1 ou 2 anos. Falta um defesa esquero para rivalizar com o Álvaro, Evaldo do Braga era uma boa escolha, mas diz-se que está no Sporting.

  3. No centro, se o Bruno Alves quer sair e há propostas está à vontade, o Porto necessita de jogadores com vontade de estar lá. Além de Sereno, falta outro central, talvez Gabriel Mercado que está debaixo de olho há algum tempo.

  4. Médios, é necessário outro médio-defensivo, Péle, era interessante, mas só gosta de noitadas. Castro é para substituir Tommy Costa, se o Raúl sair a direcção terá de abrir os cordões à bolsa, nesta posição não podem remediar e é necessário qualidade.

  5. Para extremos, sai Mariano entra Ukra, quem ganha é a qualidade do jogo da equipa do Norte. Rodriguez necessita de ter melhor sorte com as lesões esta época.

  6. Na frente de ataque, é necessário dois avançados. Um móvel e rápido, escolheria o João Ribeiro da Académica ou o Kléber do Maritimo. E outro forte e alto, para jogo directo. Existiram rumores do Lacina Traoré do Cluj, é uma boa aposta, é forte fisicamente e parece ser bom de pés.

4 comentários:

Anónimo disse...

nesta sua analise fiquei desiludido e fiquei satisfeito isto porque?
- 1º fiquei desiludido pq pensei q ia nas contrataçoes ser inovador nao se ia guiar pelas especulaçoes, pensava q fosse fazer a sua propria equipa dado q quer ser treinador.
-2º fiquei satisfeito pois sabe q estrutura tactica precisa o meu porto para além do mais sabe analisar as fraquezas deste grande clube.

Jovem Treinador disse...

Obrigado pelo seu comentario. É um aspecto que tenho de melhorar sim, mas as contratações que referi são as que acho melhores neste momento. Ainda tou a crescer como "treinador". Mas irei tentar melhorar nas proximas analises meu caro

Anónimo disse...

Acho interessante esta análise, à equipa do também meu F. C. Porto. E o ter-se lembrado do Ribeiro da Académica demonstra que está atento, e não vai só pelo que se ouve ou lê. Eu sinceramente não me tinha lembrado ainda desse nome, como hipótese. Mas, como no Porto raramente as aquisições correspondem às notícias jornaleiras, porque os nomes que aparecem nos jornais são mais para distrair e depois aparecem outros nos contratos, julgo que só depois do plantel ajustado se pode fazer uma análise mais pela certa.
E então, já se inscreveu num curso para treinadores? Fico a "torcer" para que consiga esse anseio.
Um abraço

Dragão de Coimbra disse...

Caro amigo

A sua análise está de uma forma geral correcta, no entanto, deixo a minha humilde opinião de treinador de bancada:
Nuno André Coelho é para apostar no imediato, Miguel Lopes também. Quanto ao guarda-redes acho que o Helton tem um grave problema: Faz defesas fantasticas mas não consegue estar concentrado 90 minutos. Um guarda redes a jogar num clube grande, como tem pouco trabalho por jogo, a concentração é fundamental, coisa que ele não tem. Acho que o Beto tem que chegue e me parece que tem uma postura de lider, à semelhaça de Baía.
No restante concordo com a sua análise.
Abraço de um Dragão de Coimbra